segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sorocaba (SP) sem comando: prefeito e Primeira-Dama não recebem ninguém da população

Funcionários públicos fizeram mobilização na frente do Paço Municipal (Foto: Luana Eid / G1)
04/07/2013 13h09 - Atualizado em 05/07/2013 09h04

Funcionários públicos pedem reunião com o prefeito de Sorocaba

Com pautas variadas, manifestação atraiu cerca de 300 pessoas.
Vereadores receberam os manifestantes e protocolaram um documento.



por Luana EidDo Portal G1 Sorocaba e Jundiaí - Rede Globo
Diversas associações de funcionários públicos fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (4), em frente ao paço municipal de Sorocaba (SP). Entre as principais reivindicações está o pedido para que as associações sejam ouvidas pela prefeitura. Segundo a Guarda Civil Municipal, 300 pessoas participam do protesto.
Os presidentes dos órgãos alegam que reuniões só são marcadas com os sindicatos. "Nós também queremos ser porta-vozes das categorias", diz a presidente da Associação dos Trabalhadores do Suporte Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, Ana Cláudia Joaquim de Barros.
 Assim como os nomes das associações, são inúmeras as reivindicações dos trabalhadores. Instituições representantes da Zoonoses, da Guarda Civil Municipal, das auxiliares de educação, dos enfermeiros e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pedem a atenção do "sexto andar", fazendo referência à localização do gabinete do prefeito no prédio do Paço.
O horário escolhido para a ação tem o objetivo de não paralisar a prestação de serviços, diz a presidente da Associação de Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem de Sorocaba. "Não queremos prejudicar a população, por isso cancelamos nosso horário de almoço hoje para reivindicar", explica Silvana Pimentel.
Na contramão das pautas coletivas está a dona de casa Maria Neli Carlos da Silva, que voltava de ônibus para a casa e decidiu participar do movimento. "Eu quero asfalto para o meu bairro e uma passarela", reivindicou a doméstica que, sozinha em meio às associações, também queria ser ouvida pelo prefeito da cidade.
Depois de protocolar os pedidos de uma reunião na prefeitura, os manifestantes fizeram uma caminhada até a Câmara Municipal, onde é realizada uma sessão plenária. No plenário, os manifestantes pediram a presença do prefeito e cantaram o Hino Nacional.
Vereadores protocolaram o documento com as reivindicações (Foto: Luana Eid / G1)Vereadores protocolaram o documento com as
reivindicações (Foto: Luana Eid / G1)
Sete vereadores que ainda estavam na casa após o término da sessão receberam os manifestantes e protocolaram um documento com as reivindicações das seis associações. Em suma, o documento pede restruturação dos cargos e valorização dos funcionários.
Em nota, a Secretaria de Gestão de Pessoas informou que não há negativa do Poder Executivo em receber qualquer representante de associações de classe, desde que acompanhados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A secretaria explica que a decisão leva em conta que é esta a instituição que, legitimamente, representa os servidores municipais de Sorocaba.
Manifestantes foram ao plenário da Câmara Municipal (Foto: Luana Eid / G1)Manifestantes foram ao plenário da Câmara Municipal (Foto: Luana Eid / G1)

Nenhum comentário: