A primeira dama do município de Porto Velho, Lucilene Peixoto (foto) avaliou o ano de 2010 como positivo para ela, para o prefeito Roberto Sobrinho e para a cidade como um todo. “Graças a Deus a cada ano nossa cidade fica mais bonita e moderna. O prefeito Roberto Sobrinho inaugurou depois de revitalizados, pontos turísticos e de importante valor cultural local, por exemplo, o Mercado Central e a primeira parte do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. E isto se tornou uma rotina e funciona para nós como um presente que retribuímos para a sociedade. Para as nossas ações também foi muito gratificante, pois realizamos nossos projetos e atingimos o público alvo, que é a parte mais humilde e simples dos munícipes. Sou muito grata a Deus por tudo isto, 2010 foi um ótimo ano, por isto e tudo mais que pudemos realizar”, destacou Lucilene durante entrevista à jornalista Jú Laureano da TV Allamanda.
A jornalista abordou temas de valor pessoal e social com base nos projetos desenvolvidos e coordenados por Lucilene na prefeitura, através de seu gabinete. A entrevista teve como ponto principal o balanço do ano de 2010, com ênfase para as ações sociais. Questionada sobre suas obrigações de primeira dama, se seriam mais prazerosas ou penosas, Lucilene definiu como trabalhosa, mas também prazerosa, “não tem como falar em penosa quando se faz o bem ao próximo. Acredito que saímos melhores destes encontros ao ver que as pessoas estão mais alegres e satisfeitas. É muito trabalhoso e prazeroso”, resumiu.
Mulher e Política
Sobre sua parcela de participação na vida política partidária e na do prefeito, incluindo campanhas eleitorais e atos oficiais, Lucilene revelou, “sou filiada ao Partido dos Trabalhadores e milito em causas sociais, nas lutas pelos direitos das mulheres entre outras. Junto com o Roberto participei das campanhas dentro do que me cabia, mas gosto de estar próxima e dar minha contribuição. O que me chateia é quando não posso participar”. Ainda dentro da linha política, Lucilene também respondeu sobre a rotina ao lado do prefeito Roberto Sobrinho, opinando e acompanhando as ações da prefeitura. “Sei qual é o meu papel, e não me envolvo naquilo que não é de minha conta quando o assunto é a administração do município. Mas, o Roberto é um homem que sabe ouvir, inclusive acredito que o sucesso que ele tem em sua gestão vem de saber escutar a população. Ele respeita minhas opiniões como esposa e mulher e este é um traço importante dele, basta ver a quantidade de mulheres que estão à frente das secretarias e também atuando em outros cargos. Existe a reciprocidade de diálogo e no que posso colaboro no trabalho dele”, destacou.
Jú Laureano questionou dentro desta linha da vida familiar, sobre o papel de mãe e esposa, devido às inúmeras tarefas que realiza e como ela administra tudo isto, “as crianças nos acompanham sempre que podem em várias ações. Acredito que os filhos devem saber o que os pais fazem, como trabalham. Eles entendem melhor nossa rotina apertada porque sabem o que estamos fazendo e a importância disto para nós e para a sociedade principalmente”, explicou.
Ações Sociais
Lucilene Peixoto fez também uma avaliação de todas as ações que coordena, destacando que “já no começo do ano, se houver uma cheia excessiva do rio Madeira e a população ribeirinha ficar em risco, organizamos campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, cobertores, levantamento de abrigos, somando forças com a secretaria municipal de Assistência Social. Logo depois realizamos o projeto Saúde das Servidoras, que é um carinho a mais para com elas. Este projeto é realizado em um dia de trabalho, ou seja, ela deixa de trabalhar para participar de palestras, fazer exames preventivos do colo do útero, das mamas e clínicos, entre outros. As servidoras têm plano de saúde através do Ipam, mas oferecemos um pouco mais de atenção porque elas merecem. Depois tem o Dia do Desafio, que é uma ação do Sesc Nacional e aqui em Porto Velho eu coordeno junto ao Sesc Rondônia. O nosso diferencial com relação às outras cidades, é que incluímos nesta tarefa a doação de leite para famílias carentes. Um projeto que é muito importante para nós é a Tenda da Cidadania, que é exclusivo para os Distritos e localidades ribeirinhas. Na tenda levamos ações de todas secretarias e coordenadorias municipais, que incluem exames de vistas, clínicos, vacinações, atendimento odontológico, corte de cabelo, manicuro e pedicuro, emissão de carteira de trabalho, assistência social, educacional, rua do lazer entre tantas outras tarefas. Esta ação é realizada durante o ano inteiro, menos nos períodos eleitorais, e nada tem preço em ver o quanto as pessoas ficam gratas pela atenção que muitas vezes é o primeiro contato delas como o médico ou com um curso, é muito gratificante. A partir do meio do ano, começamos a preparar o projeto Natal de Todos, que tem a Iluminação Natalina, a chegada do Papai e Mamãe Noel e a Cantata de Natal. É um momento em que o prefeito celebra o Natal reunido com a família e a população. O significado da Iluminação Natalina é justamente este, lembrar que o Natal não é uma data comercial e sim a chegada do menino Jesus”, pontuou.
Ainda dentro das ações desenvolvidas, Lucilene destacou a atenção às pessoas dependentes químicas. Os atendimentos são realizados através do CAPS-ad, e neste caso é ambulatorial para os dois gêneros e adolescentes, e através da Associação Terapêutica ‘Nossa Senhora Aparecida’, que é voltada para a recuperação e reinserção social de dependentes químicas do sexo feminino. “O Caps-ad é o primeiro do Estado a atender ambulatorialmente o seu cliente. A Associação Terapêutica é a primeira entidade com internação para mulheres usuárias de drogas em Rondônia e tem a capacidade de atendimento para 20 internas. São pessoas que estavam às margens da sociedade e que agora têm onde recomeçar a vida se livrando dos vícios”, destacou.
Para 2011 Lucilene Peixoto reafirmou as propostas, “agradeço a Deus pela oportunidade de trabalhar junto da população. Peço saúde e paz para todos moradores do município e que Ele nos dê a possibilidade de melhorar ainda mais o nosso trabalho e do prefeito Roberto Sobrinho”, concluiu.
A entrevista foi exibida na quinta-feira (30), dentro do Programa Allamanda Hoje.
Fonte: Rondonotícias
Foto: capturada na Internet
Foto: capturada na Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário