sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Primeira-Dama de Porto Velho (RO) redefine o papel de uma primeira-dama


A primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto (foto), está escrevendo uma nova página na gestão municipal, definindo uma nova conduta e postura do que é ser a primeira dama de uma capital. Por auto definição, “não gostaria de ser apenas enfeite, não saberia ficar organizando chazinhos, quero olhar para trás e lembrar com muita satisfação que ajudei ao meu marido, fazer uma Porto Velho melhor para todos e todas”. Para compreender melhor a personalidade forte e cativante de Lucilene é preciso conhecer um pouco de sua saga, remontando sua história de vida familiar tipicamente cabocla do Amazonas. Nasceu em Humaitá, no Amazonas, é a penúltima de seis irmãos. Filha de Creuza Peixoto dos Reis, hoje com 80 anos de idade.

Mudou para Porto Velho, cursou educação física na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi a primeira da família a se formar, trabalhou como professora e logo implantou métodos de educação solidária trabalhando com os alunos mais velhos em atividades que angariavam brinquedos para os alunos mais novos, despertando neles o espírito da solidariedade e do trabalho. Por concurso público assumiu como professora nas redes de ensino municipal e estadual foi diretora de Escola pública e somente depois desta fase é que pensou em casar e ter filhos. Tem dois meninos, Luidi Reis Sobrinho e Roberto Reis Sobrinho. É pós-graduada em psicopedagogia e atualmente está no quinto período de odontologia.

A Vida Pública

A figura de Lucilene Peixoto na vida pública se confunde a do prefeito Roberto Sobrinho, quando candidato à prefeitura em 2004, ela sempre o acompanhou em todos os lugares na campanha. Lucilene foi ativa militante da campanha e sempre que a ocasião permitia também levava os filhos, assim a família participava do processo democrático.

Quando o Roberto Sobrinho assumiu a prefeitura ela não mudou a rotina e foi justamente por estar presente na administração municipal que pode perceber as lacunas que os poderes públicos municipal e estadual, haviam há muito tempo deixado de preencher.

Assim, começou a ver a cidade como um todo, capital, distritos, zona Rural e ribeirinhos. Com este pensamento idealizou o Projeto Natal de Todos, com a missão de preservar a tradição natalina e trazer o lúdico com a presença do Papai e Mamãe Noel junto às crianças. Este projeto é composto de três fases, a chegada do Papai Noel, a Iluminação e a Cantata Natalina com a presença do prefeito Roberto Sobrinho que celebra o natal com a população.

Projeto Natal de Todos



“O objetivo do projeto é despertar a solidariedade entre todos e todas, embelezando a cidade e aflorando o espírito natalino. Acredito que esta é uma forma de redução das desigualdades sociais e de elevar a auto estima da população”, definiu Lucilene.

A chegada do Papai Noel é uma grande festa com atividades recreativas, muitas brincadeiras de solo e de palco, som mecânico e ao vivo, apresentação de grupos de teatro, companhias de dança, de corais, de palhaços, sorteios de brindes e de presentes, entrega de material educativo, farta distribuição de água mineral e banheiros químicos em vários pontos. O evento tem a proteção da Polícia Militar, dos Bombeiros, da Defesa Civil Municipal e da assistência de ambulâncias do Samu.

Mais Projetos e Ações



Lucilene Peixoto é coordenadora do Dia do Desafio desde 2006


Lucilene idealizou e coordena a Tenda da Cidadania que atende à população fora da capital. É um projeto de grande ação social de serviços e atendimentos de saúde, que já percorreu São Carlos, Jacy-Paraná, Nova Califórnia, Vista Alegre, Extrema, Nazaré, Calama, Fortaleza do Abunã, União Bandeirantes e no Rio Pardo. Foi inserido no mutirão Arco Verde no bairro Marcos Freire, além de ter sido realizada nos bairros Cidade Nova e São Sebastião.

As servidoras têm um projeto específico, o ‘Saúde da Servidora Municipal’, que durante um dia útil são dispensadas das obrigações para receberem cuidados e atenções médicas clínicas. Lucilene buscou e participou ativamente para a implantação do projeto ‘Associação Terapêutica Nossa Senhora Aparecida’, para recuperar e reinserir na sociedade mulheres dependentes químicas. É fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Associação Casa Família Rosetta, a única em Rondônia. Na mesma linha de atendimento, inaugurou o Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e outras Drogas (CAPS/ad) ‘Cuidando e Acolhendo', que atende através de tratamento ambulatorial. O perfil arrojado e dinâmico da primeira dama, Lucilene Peixoto, levou à coordenação do Dia do Desafio desde 2006 e já mobilizou em torno de 170 mil pessoas.


Autor: Fabrícius Bariani
Fonte: O NORTÃO
Fotos:
Quintela, Frank Nery e Medeiros
Foto Lead: blog de Marisa Linhares

Nenhum comentário: